segunda-feira, 18 de julho de 2011

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO: POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO NO BRASIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO: POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO NO BRASIL.

DOCENTES: Maria Aparecida Cecílio e Irizelda Martins de Souza e Silva.

PERÍODO: Segundo semestre de 2011.

CARGA HORÁRIA: 60 H/A

EMENTA: Perspectivas contemporâneas das políticas e gestão da educação no e do campo no Brasil.

OBJETIVO: Analisar as políticas educacionais e formas de gestão das práticas educativas do e no campo ampliando fontes de investigação para pesquisadores da educação.

Programa:

1. A educação do e no campo: movimentos de organização no Brasil contemporâneo;

2. As políticas governamentais: diretrizes, sujeitos e ações;

3. Os movimentos sociais e as práticas educativas;

4. Os instrumentos políticos de luta dos movimentos sociais por educação do e no campo.

Bibliografias:

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.


Acesse informações gerais - MEC

BRASIL. Decreto nº 7.352/2010: Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Carta do Paraná para Educação do Campo. Disponível em: http://gepppec.blogspot.com/2010/08/carta-do-parana-para educacao-do-campo.html

Carta de Porto Barreiro.

PARANÁ. PARECER CEE/CEB N.º 1011/10 APROVADO EM 06/10/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Consulta sobre as Normas e princípios para a implementação da Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, bem como do processo de definição da identidade das Escolas do Campo.

Revista do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos da Reforma Agrária - NERA. UNESP/Presidente Prudente – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário